Dicas

Como escolher uma empresa

Como escolher uma empresa

A construção de uma quadra/campo ou mesmo a reforma /pintura requer um custo elevado. É, portanto, imprescindível que a empresa a ser contratada tenha os requisitos necessários para a execução de uma quadra/campo com qualidade e durabilidade. Surgiram, ao longo dos últimos anos, várias empresas cujo conhecimento técnico, mão de obra e materiais utilizados são de qualidade duvidosa.

Apresentamos a seguir alguns itens que devem ser levados em consideração na contratação de uma empresa séria e idônea, sendo:

Sugerimos que a contratação dos serviços seja feita através de uma pessoa jurídica e não física.
Saber há quanto tempo a empresa atua no setor da construção esportiva?
Saber se a empresa tem um engenheiro ou arquiteto para ser o responsável técnico da obra e eventualmente assinar uma ART (CREA) ou RRT (CAU)?
Saber se a empresa está registrada no CREA ou CAU?
Se os funcionários são registrados?
Quantas obras já executou?
Solicitar relação das obras já executadas (preferencialmente obras com mais de 4-5 anos), com contato para avaliar a satisfação do cliente.
Exigir que a empresa faça uma visita ao local da obra para avaliar as condições do terreno, do local e do acesso para materiais e equipamentos.
Saber qual é a garantia que a empresa oferece.

Manutenção Preventiva

Cada item (piso, equipamentos esportivos, alambrado, tela de sombreamento e iluminação) que compõe uma quadra/campo requer um tipo de manutenção. Esta manutenção preventiva pode prolongar consideravelmente a vida útil de sua quadra/campo e reduzir despesas com reformas dispendiosas.

Base asfáltica

Este tipo de piso requer pouca manutenção. A manutenção diária envolve uma varredura para retirar folhas, galhos e sujeira. A manutenção periódica envolve uma limpeza com cloro diluído e jato d’água para retirada de limo, fungos e algas. A repintura deve ser feita a cada 4/6 anos dependendo de alguns fatores. Buracos, rachaduras ou onde a camada de revestimento/pintura estiver rompida deve ser consertada para evitar a entrada de água.

Saibro tradicional

O piso de saibro tradicional requer manutenção diária e periódica. A manutenção diária envolve uma varredura para retirar folhas, galhos, sujeiras, mas também a varredura com vassourão para movimentar e distribuir homogeneamente o pó de telha e molhadelas. A manutenção periódica envolve a retirada e colocação de novo pó de telha, o rebatimento das linhas demarcatórias, raspagens, conserto de buracos, retirada de limo, fungos, algas e eventualmente e refazimento de algumas áreas desgastadas. Este tipo de piso deve ser rolado (com rolo manual de aprox. 250kg) após as chuvas.

Saibro composto

Igual ao do saibro tradicional, porém não é necessário rolar o piso após as chuvas.

Concreto

Igual ao piso de base asfáltica. Rachaduras em pisos de concreto normalmente ocorrem quando a laje não foi devidamente armada e/ou quando as juntas de dilatação estiverem muito espaçadas. O tipo e a qualidade do concreto também podem causar problemas. Pisos de concreto não tem conserto. Reparos com pouca espessura se soltarão e rachaduras consertadas certamente reaparecerão.

Equipamentos esportivos

A manutenção envolve o tratamento e pintura de eventuais pontos de ferrugem e troca das redes.

Madeira

Pisos de madeira são sempre cobertos e portanto demandam pouca manutenção diária. A manutenção periódica envolve a calafetagem, lixamento e pintura/envernizamento.

Grama sintética

A manutenção diária envolve a varredura para retirar folhas, galhos e sujeira. A manutenção periódica envolve complementar e redistribuir os grânulos de borracha de tal maneira a deixar as cerdas na posição vertical. Este processo pode ser feito manualmente ou com equipamento especifico.

Alambrado

A manutenção da estrutura tubular envolve o tratamento e pintura de eventuais pontos de ferrugem, principalmente nas soldas e nas bases dos tubos verticais. Os buracos que surgirem na tela (principalmente nos fundos, onde o impacto das bolas é maior) devem ser consertados logo no início, para evitar que aumentem de tamanho. O “embarrigamento” da tela pode ser consertado através de reesticamento.

Iluminação

A manutenção da iluminação envolve o tratamento e pintura de eventuais pontos de ferrugem nos postes, braços, cruzetas, reatores e redirecionamento dos projetores (iluminação tradicional). Periodicamente os projetores e lentes devem ser limpos interna (parte refletora) e externamente.

Dicas sobre o terreno para construção da quadra/campo

A escolha, os cuidados e a preparação do terreno para a construção da quadra/campo esportivo são imprescindíveis para a qualidade e durabilidade do piso. Por essa razão apresentamos abaixo alguns itens que devem ser observados:

Raízes

Todas as árvores ou arbustos devem ser removidos da área da futura quadra/campo com todas as suas raízes e os espaços vazios preenchidos com material de boa qualidade e devidamente compactados. As raízes que porventura ficarem no solo irão apodrecer com o tempo criando “vazios” por onde o piso irá ceder.

Retirada de “ervas daninhas”, camada orgânica e suas raízes

Algumas “ervas daninhas”, como por exemple a “tiririca” tem a capacidade de atravessar pisos de saibro e até de base asfáltica. É necessário que estas “ervas daninhas” sejam eliminadas com suas “batatinhas”, seja manualmente ou por herbicida. A camada orgânica também deve ser removida até atingir o terreno firme.

Tubulações de água, esgoto ou de elétrica passando pela área da quadra/campo

Recomendamos que todas as tubulações, canos, eletrodutos etc. sejam retirados e remanejados para fora da área da futura quadra/campo.

Preparação do terreno

O terreno sobre o qual será construído um piso de base asfáltica, de saibro, grama sintética ou areia deve ser seco, plano (com leve caimento) e devidamente compactado. Toda a “tabatinga” (borrachudo) deve ser retirada e o solo substituído. Terrenos que necessitam de corte e aterro devem ser muito bem preparados principalmente na área aterrada. A partir do terreno firme devem ser colocadas camadas de 10 a 20 cm de espessura de material de boa qualidade e devidamente umedecidas e compactadas com rolo mecânico vibratório ou placa vibratória. A má compactação pode causar depressões, áreas de empoçamento, rachaduras e recalques no futuro piso. Para pisos de saibro, grama sintética ou areia, o terreno deve apresentar boa permeabilidade. Se não houver, será necessário executar um dreno tipo “espinha de peixe”.

Nível do piso acabado

O nível do piso da quadra/campo acabado deverá ser mais alto do que o entorno para evitar que as águas pluviais invadam a quadra/campo.

Orientação da quadra/campo

O ideal é locar a quadra/campo de tal forma que o eixo principal (longitudinal) fique na direção Norte/Sul, ou o mais próximo possível. Isto é para evitar que um dos jogadores fique de frente para o sol, próximo da hora do nascente e do poente.

Árvores próximo da quadra/campo

Deve se evitar plantar árvores/arbustos próximo da quadra/campo, principalmente aquelas com raízes agressivas e longas, como por exemplo ficcus, flamboyant, pata de vaca, casuarina, algodoeiro da praia, amendoeira etc., pois estas podem crescer por debaixo do piso causando estufamentos e rachaduras. Todos os galhos sobre a área da quadra devem ser removidos. Os frutos, a seiva e as folhas de algumas árvores podem manchar ou causar fungos e algas nos materiais de revestimento/pintura do piso.

Trepadeiras

Trepadeiras não devem ser plantadas junto da quadra/campo para subirem na tela do alambrado. Além de algumas terem raízes agressivas (tumbérgia) que podem causar danos no piso, o “fechamento” com folhas e galhos causa um efeito “vela”, que pode derrubar o alambrado com ventos fortes.

Áreas de sombra

É fundamental que o piso receba sol, preferencialmente, o ano todo, para reduzir o surgimento de limo, fungos e algas. Sendo assim, sugerimos podar as árvores que causam sombra sobre o piso.

Grama

Não deixar a grama crescer até a mureta no limite da quadra, pois alguns tipos (esmeralda) são muito agressivos e podem invadir e danificar o piso.

Confira Nossos Projetos

Alambrado

Alambrado

Pisos

Pisos

Telas

Telas

Pisos

Pisos

Equipamentos Esportivos

Equipamentos Esportivos

Pisos

Pisos

Pisos

Pisos

Pisos

Pisos

Pisos

Pisos

Pisos

Pisos

Iluminação

Iluminação

Iluminação

Iluminação

Iluminação

Iluminação

Pisos

Pisos

Aqui você pode entrar em contato conosco. Envie-nos um e-mail!

Estrada dos Bandeirantes, nº 3.680 – Jacarepaguá
Rio de Janeiro – RJ CEP: 22.775-110

Telefone: (21) 3322-6366 / 3570-2327

Email: tenniservice@tenniservice.com.br